Hérnia de Hiato

Hérnia de Hiato é o deslocamento do estômago da sua posição original para o tórax através do orifício no diafragma chamado Hiato Esofágico. Este orifício, Normalmente, permite a passagem do esôfago, do tórax ao abdômen.

Sintomas

Geralmente, causa refluxo do conteúdo gastroduodenal para o esôfago. Em condições normais, este refluxo acontece em pequenas quantidades. Quando o refluxo aumenta, pode acontecer a inflamação da mucosa esofágica, que se apresenta na forma de dor - geralmente em queimação - localizada na parte central do tórax, além da regurgitação de alimentos É importante salientar que o refluxo pode ocorrer na presença ou na ausência da hérnia hiatal. Entretanto, a principal causa da doença de refluxo gastro-esofágico é a hérnia de hiato diafragmático.

Complicações

Se não tratado o refluxo constante pode levar a várias complicações como úlcera, hemorragia, estreitamento do esôfago, pneumonia, bronquite e até mesmo um aumento de risco de câncer de esôfago.

Diagnóstico

O diagnóstico de hérnia hiatal é confirmado através de endoscopia e radiografia de contraste. A presença da lesão no esôfago é diagnosticada por meio de endoscopia e biópsia. Outro exame muito utilizado é o monitoramento do "pH" esofágico para confirmar a presença de refluxo.

Tratamento Clínico

O tratamento clínico é aplicado quando o refluxo é pequeno. O objetivo é reduzi-lo com alteração da dieta, orientação postural, medicamentos anti-ácidos e pró-cinéticos. No caso de refluxo intenso com complicações ou sintomas persistentes ou ainda no insucesso do tratamento clínico, opta-se pela cirurgia.

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia consiste em corrigir a hérnia, corrigir as dimensões do hiato esofágico e criar uma válvula que proteja o esôfago do refluxo gástrico. Na maioria dos casos, pode-se realizar a cirurgia por via laparoscópica, com todas as vantagens deste método.